sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Registada a mais poderosa explosão de uma estrela na história

Registrada la más poderosa explosión de una estrella en la historia

Os cientistas registaram um evento chocante numa galáxia localizada a 2600 milhões de anos-luz da Terra. O evento ainda não possui explicação.

Um grupo internacional de astrónomos registou a explosão espacial mais poderosa da história desde que foram feitas observações. Ocorreu no centro de uma galáxia localizada a 2600 milhões de anos-luz da Terra.

De acordo com as descobertas dos pesquisadores, o evento foi causado pela explosão de uma óptima estrela, informa o portal cientifico Scientific Alert, que se refere ao estudo publicado na revista Nature Astronomy.

O objecto transitório - devido a diferentes tons da mesma cor, mudando o brilho ou a luminosidade - o PS1-10adi foi descoberto em 2010 com o telescópio Pan-STARRS do Observatório Haleakala, localizado no topo do vulcão Maui no arquipélago de Havaí.

Segundo os astrónomos, a energia do flash excede várias vezes a magnitude da luminosidade das super novas convencionais . O PS1-10adi estava apagando-se por mais de três anos, período durante o qual era mais brilhante do que a sua galáxia mãe.

"A descoberta que fizemos revelou a possibilidade de que existam explosões capazes de expulsar uma quantidade de energia dez vezes maior que o normal", diz o astrónomo Cosimo Inserra, da Universidade de Southampton (Reino Unido).

Dada a quantidade de energia envolvida, é uma super nova particularmente impressionante de uma estrela pelo menos centenas de vezes mais maciça do que o nosso Sol, ou de um objecto menor dramaticamente rasgado por um grande buraco negro, sugere o estudo.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...