sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Estação de pesquisa na Antártida é fechada devido a fendas no gelo

Resultado de imagem para British Antarctic Survey (BAS)

A British Antarctic Survey (BAS) anunciou na semana passada que, pelo segundo inverno consecutivo, terá de fechar a Halley VI, base móvel de pesquisas do Reino Unido situada na plataforma de gelo no Mar de Weddell, na Antártida, devido a brechas encontradas no solo de gelo.

A estação fica de portas fechadas durante todo o inverno polar do hemisfério sul, de março até novembro de 2018, uma vez que há riscos de a plataforma sucumbir entre as duas fissuras, que têm cerca de 150 metros de profundidade.

Glaciologistas afirmaram que uma imensa fenda a 20 quilómetros de Halley VI está em crescimento na direção da base de pesquisas e uma segunda fenda, mais a norte, que foi encontrada em outubro de 2016, também está em expansão.

“O crescimento de ambas as fissuras durante o último inverno antártico tem nos preocupado”, disse à Live Science a diretora de comunicação da BAS, Athena Dinar.

Dinar ainda explicou que, na eventualidade de haver acidentes em relação às brechas, não há a possibilidade de contar com aviões ou navios para realizar o resgate da tripulação da base de pesquisas.



Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...