quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O "Nono Planeta", cada vez mais próximo: os cientistas encontram uma nova prova de sua existência

O "Planeta Nine", cada vez mais próximo: os cientistas encontram uma nova prova de sua existência

Os cientistas encontram novas evidências para sustentar a existência desse hipotético corpo celestial.

A possível existência de um enorme e misterioso corpo celestial no sistema solar tomou força há alguns dias, quando a NASA informou que este hipotético planeta extra poderia ter uma massa dez vezes maior do que a Terra. 

Esta possibilidade até inspirou apoiantes de teorias de conspiração, levando-os a afirmar que a NASA ocultou sua existência porque a suposta astro estaria em curso de colisão contra a Terra e ameaçaria a própria existência da humanidade.

Até hoje, o chamado "Nono Planeta" não foi observado directamente pelos astrónomos. No entanto, pesquisas recentes realizadas pela Universidade de Michigan (EUA) oferecem novas evidências que reforçam a hipótese sobre a existência desse planeta indescritível em nosso sistema solar.

O estudo centrou-se em objectos transneptunianos (TNOs), um grupo de corpos celestiais rochosos que orbitam o Sol mais distante do que Neptuno, o planeta mais distante do sistema solar. De acordo com alguns cientistas, as órbitas desses objectos indicam que sua existência remonta a mais de um bilião de anos.

Força desconhecida

No entanto, outros cientistas estão perguntando o que mantém os TNOs em suas órbitas presentes, porque, durante um longo período de tempo, esses corpos celestes devem ter colidido com um planeta; ou mesmo deveriam ter sido atraídos e devorado pelo Sol ou disparado para o espaço profundo pela força gravitacional de outros planetas.

Para determinar os possíveis comportamentos da TNO, considerando ou não a presença do hipotético "Nono Planeta", a pesquisadora Juliette Becker e seus colegas do centro académico fizeram simulações de computador em grande escala .

Saltos inter orbitais

A simulação permitiu observar um fenómeno chamado saltos de ressonância  um processo no qual os objectos transneptunianos "pularam" entre duas órbitas estáveis, evitando assim sua expulsão do sistema solar.

Os diferentes cenários de simulação demonstraram que a hipotética influência gravitacional do suposto nono planeta faz com que "TNO permaneça estável por mais tempo", de modo que o "Nono Planeta" seria o factor que explicaria que "nosso sistema solar existe na sua forma actual " Disse Becker.

A peça que falta

Assim, o terceiro planeta hipotético seria o "pedaço do quebra-cabeça" perdido, aquele corpo celeste que "intercepta" o TNO quando são deslocados de suas órbitas pela influência de Neptuno e os coloca na segunda órbita, impedindo-os de serem perdidos no espaço.

Quanto às teorias da conspiração, a NASA responde que, se o hipotético nono planeta existir, seria um corpo celestial "extremamente distante e que permanecerá". 

E acrescenta: "Se temos dúvidas, não há possibilidade de colidir com a Terra e causar " dias de escuridão ".

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...