terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O Mistério da Cigarra 3301: Quem está por trás do maior quebra-cabeça da Internet?

www.forum.cdm.me

Cigarra 3301, o quebra-cabeça enigmático da Internet mais elaborado e apareceu novamente na Rede pelo terceiro ano consecutivo no passado mês de janeiro. Um analista explica como é difícil resolvê-lo e quem pode estar por trás do quebra-cabeças.

O programador sueco Joel Eriksson participou do desafio da Cigarraa 3301 , quando apareceu pela primeira vez em janeiro de 2012. Conseguiu resolver inúmeras pistas e entrar na fase final, mas não conseguiu ser selecionado. 

Numa entrevista publicada no portal Fastcolabs descreve como superou o teste usando criptografia avançada software de esteganografia (a arte de arquivos de camuflagem) para extrair mensagens codificadas. 

Ele também observou que tinha de encontrar respostas para as pistas poemas relacionados, bem como faixas físicas em cidades de todo o mundo, incluindo um código QR, uma vez digitalizada facilitava um número de telefone com outra mensagem e mais coordenadas.

A CIA, o MI6 ou criptoanarquistas? 

A identidade dos criadores da cigarra ('cicada em inglês') é um dos mais debatidos entre os programadores que tentam resolver estes enigmas. Alguns sugerem que poderia ser uma campanha de marketing, mas outros afirmam que é nada mais do que uma ferramenta de recrutamento da CIA ou MI6 para encontrar os hackers mais brilhantes do planeta. 

No entanto, Eriksson acredita que as agências de inteligência estão ligadas à Cigarra 3301. "Na verdade, é muito comum as agências de inteligência e organizações similares usar formas não tradicionais de recrutamento, mas, nestes casos, geralmente, em vez de anunciar oficialmente escondem a sua identidade. 

Um exemplo disso foi o desafio da [agência de inteligência britânica] GCHQ "Você pode decifrá-lo?" há alguns anos atrás. Requeria conhecimentos técnicos mais profundos que o desafio da Cigarra 3301", assinalou o analista. 

"Se as agências de inteligência usam algo como o quebra-cabeças Cigarra 3301 para encontrar pessoas e contratar, provavelmente acabam com um monte de gente que não está realmente interessada em trabalhar para uma organização como a sua ", acrescentou.

Poderia ser uma organização clandestina, não relacionada com nenhuma agência do governo ou de inteligência

Segundo Eriksson, "é muito provável que uma organização clandestina, não relacionada com nenhuma agência do governo ou de inteligência" esteja por trás deste puzzle quebra-cabeças. 

Na sua opinião, são, provavelmente, "anti-intelectuais, anti sistema impulsionados pela sua ideologia", pessoas que "parecem dar valor ao pensamento lógico e analítico ". 

Trataria-se de um grupo reduzido de indivíduos, 3-5, que, provavelmente, em favor da ideologia do movimento criptoanarquista e apoiariam o " hackers "Old School" ', disse. 

Outra pergunta sem resposta para muitos usuários da Internet é o que os solucionadores de mistérios após a imagem da cigarra não revelam mais detalhes sobre a rede e seus autores.

"Se está trabalhando para uma causa que realmente acreditam, não acredito que mantem a boca fechada é muito difícil", disse Eriksson , que este ano não está a participar no desafio da Cigarra 3301, ainda sem solução. 

Tradução Google




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...